Revista Encontro

Bem-estar

Doenças do frio vão além de gripes e resfriados

Desidratação, problemas de pele e dores nas articulações são alguns dos problemas que acometem milhões de pessoas nesta época

Da redação com assessorias
Durante o inverno, é comum o relato de doenças que atingem as vias respiratórias.
Mas, de acordo com a médica Ligia Raquel Malheiro de Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os incômodos vão além de gripes e resfriados. "No frio, costumamos transpirar menos e ingerimos menor quantidade de água e outros líquidos, o que leva ao ressecamento e à descamação da pele e, principalmente, dos lábios", alerta a especialista.

A médica revela ainda que as pessoas que sofrem de artrites reumatoides e de outros problemas relacionados às articulações também podem ser afetadas. "Devido às baixas temperaturas, as pessoas ficam mais encolhidas e tensas, o que leva à contração muscular. Dessa forma, quem possui qualquer doença articular ou muscular fica com mais dor", lembra Ligia.

Outro ponto de atenção é o aumento nos casos de asma, bronquite e alergias respiratórias. "Isso porque o frio e o tempo seco favorecem a proliferação de vírus e bactérias, tanto por meio do ar quanto por contato. Se levarmos em conta as chuvas em algumas regiões, há uma tendência maior de as pessoas fecharem as janelas e se aglomerarem, o que aumenta a contaminação e disseminação de germes", explica a médica.

Confira abaixo algumas dicas da especialista:

.