Revista Encontro

Bem-estar

Quais substâncias podem ser usadas durante a amamentação?

Ministério da Saúde possui até cartilha para conscientizar as mamães sobre quais produtos podem ser usados durante o período em que o bebê se alimenta apenas com leite materno

Não apenas durante a gravidez, mas também nos primeiros meses de vida do bebê, muitas mães ficam perdidas sobre o que podem ou não consumir.
A utilização de medicamentos durante a amamentação, por exemplo, costuma ser permeada de dúvidas e, frenquentemente, de erros.

Sendo fundamental para a saúde da criança, pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas, o leite materno deveria ser o único alimento do bebê nos seus primeiros seis meses de vida. Porém, em muitos casos, é recomendada a interrupção da amamentação durante um tratamento medicamentoso.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), porém, na maioria das vezes, é possível compatibilizar o tratamento com a manutenção da amamentação.  

É o que se percebe na publicação Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias, lançada no ano 2000 pelo MS e reeditada em 2010. O manual, que aponta os medicamentos e outras substâncias que podem ser transferidas para o leite materno e seus possíveis efeitos no lactente, revela que poucos fármacos são formalmente contraindicados. "A maioria das drogas passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades; e mesmo quando presentes no leite, as drogas poderão ou não ser absorvidas no trato gastrointestinal do lactente", diz o texto.

A avaliação dos medicamentos no guia é feita com base em três marcadores: uso compatível com a amamentação; uso criterioso durante a amamentação; e uso contraindicado durante a amamentação. A lista abrange desde vacinas e antidepressivos a analgésicos e antibióticos. Para além dos remédios, também entram em análise na publicação a ingestão de vitaminas e de certos alimentos (como cafeína, aspartame e chocolate) e o uso de fitoterápicos e cosméticos.

Confira abaixo algumas das substâncias avaliadas no manual.
Para acessar a lista completa, clique aqui.


Antiácidos:


Descongestionantes nasais:


Antitussígenos (contra tosse):


Vasopressores:


Antibióticos:


Contraceptivos:


Cosméticos:


(com Portal EBC).