Como explicar que alguns produtos vendidos em porções pequenas são tão caros quando calculados em volumes maiores? "Todas as vezes que uma empresa vai definir sua estratégia e o lucro que deseja obter, ela faz uma análise de mercado. Se existem poucos ofertantes e a concorrência é fraca, existe a liberdade para a empresa estabelecer uma margem de ganho mais elevada", explica o economista Flávio Constantino Barbosa, professor da PUC Minas.
De acordo com o especialista, o ideal para uma empresa seria saber a informação sobre cada um dos consumidores. "Todo mundo tem um valor máximo que está disposto a pagar. A empresa faz uma estratégia para se aproximar desse limite e alcançar o público", diz.
No caso dos perfumes, não é apenas o conteúdo que está sendo comercializado. A marca e o status são valores que agregam valor ao produto. "O consumidor compra um perfume que o faz se sentir diferenciado. A propaganda e o marketing são fundamentais nesse segmento", aponta o economista.
Pacote de algodão em bola
Em média, um pacote com 95 gramas custa R$ 5,46. O quilo sairia por R$ 57. Com esse preço, daria para comprar um quilo de picanha, por exemplo
Essência de baunilha
Um frasco de 30 ml vale, em média, R$ 8,55. Se fôssemos calcular o litro, custaria R$ 285. O valor é equivalente ao uísque Chivas Regal 18 anos.
Colírio (lágrima artificial)
Em média, 10 ml desse produto é vendido pelo preço de R$ 35,30. Convertendo para 1 litro, custaria R$ 3.530, equivalente ao valor do raríssimo vinho Chateau Lator 1994.
Flaconete de fitoterápico para digestão
Muito usado por quem exagera na bebida ou na gordura, 10 ml desse produto custa, em média, R$ 2,17. O litro valeria R$ 217, ou seja, equivale à badalada champanhe Veuve Clicquot Rosé 750 ml..