"A beleza é atualmente um dos grandes destaques do empreendedorismo. Aliada á internet, ganha ainda mais relevância e pode ser uma oportunidade de negócio para jovens que buscam uma profissão. No entanto, é preciso conhecer o público para produzir o conteúdo que ele deseja e se capacitar para gerenciar os ganhos que essa atividade pode trazer", afirma Heleni Riginos, analista de beleza do Sebrae.
A remuneração desse trabalho vem de anunciantes, que aproveitam a credibilidade e influência dessas jovens sobre o seu público para vender produtos e serviços em publicações patrocinadas, os chamados publiposts. "Todo conteúdo pago é devidamente sinalizado para manter a transparência para os leitores", afirma Sabrina, do Coisas de Diva, alegando que não costuma emitir opinião nas publicações desse tipo. "Quando é um conteúdo espontâneo, aí sim eu digo o que acho, senão, apenas descrevo o que ele promete", conta a criadora do blog que foi considerado em 2014 um dos 99 mais influentes do planeta.
Para as blogueiras, embora já exista um número grande de blogs de beleza e de moda na internet, ainda há mercado para novas iniciativas do gênero. "Hoje, a vantagem é que a fórmula para fazer um blog já é conhecida.
E para quem pensa que vida de blogueira é fácil, as meninas deram logo o recado: é preciso estar sempre bem informada, fazer muita pesquisa de conteúdos e tendências internacionais, para alimentar o blog, as mídias sociais e os cursos. "Muitas vezes a inspiração vem dos comentários das leitores. Elas são as nossas grandes incentivadoras", conta Ane Medina, que criou um curso virtual de automaquiagem (blog Eu Maquio) e que agora está trazendo-o para o mundo real.
Para dar conta de tantas publicações e compromissos, elas afirmam ser necessário muito planejamento, tendo em vista que elas trabalham em casa, na maioria do tempo. "Estipulei um horário comercial para trabalhar. Tenho horário para começar, para almoçar e finalizar o dia. Se alguma tarefa fica pendente, deixo para o dia seguinte", afirma Sabrina Olivetti.
(com Agência Sebrae).