Revista Encontro

Bem-estar

Entenda quais alimentos podem controlar o colesterol

A dieta equilibrada pode contribuir para o aumento do colesterol 'bom' (HDL) e para a diminuição do 'ruim' (LDL)

Da redação com assessorias
Que a alimentação equilibrada e variada deve estar associada à prática de atividade física para ajudar a prevenir o aparecimento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, muita gente já sabe.
O segredo para alguns é que, no caso do colesterol, há um considerado "ruim" – o LDL – responsável por depositar gordura na parede das artérias, podendo entupir os vasos, e o colesterol "bom" – HDL –, que transporta a gordura acumulada nas paredes das artérias para o fígado, para ser metabolizada.

"O excesso de gorduras saturadas, originadas de uma dieta rica em alimentos gordurosos como carnes com capa de gordura e leite, por exemplo, precisa ser contido para que não contribua com o aumento do LDL, o colesterol 'ruim', aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Christiane Vitola.

O alerta da profissional vai ao encontro de informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta as doenças do coração como causa número um de mortes no Brasil e no mundo. "O controle do colesterol pode ocorrer por meio de alimentação rica em fibras, gorduras 'boas' e fitoesteróis para ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL", recomenda a nutricionista.

Uma das sugestões apontadas pela especialista para ajudar a controlar os níveis de colesterol é o consumo de alimentos que contêm fitoesteróis. "Para quem ainda não ouviu falar, os fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem para a redução da absorção do colesterol, quando associada a um estilo de vida saudável", conta Christiane. "Por exemplo, o consumo diário de duas colheres de sopa de creme vegetal com fitoesteróis, durante três semanas seguidas, pode ajudar a reduzir o nível de colesterol de uma pessoa em até 15%, se combinado à prática diária de atividades físicas e alimentação equilibrada", completa a nutricionista.

Veja quais alimentos podem contribuir para o controle dos níveis de colesterol:

Ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL)


Ajudam a aumentar o colesterol "bom" (HDL)


Atenção no consumo desses alimentos:

.