Revista Encontro

Bem-estar

O cloreto de magnésio faz bem?

O suplemento está se tornando moda entre aqueles que querem levar uma vida saudável. Mas, será que realmente traz tantos benefícios?

Vinícius Andrade
A cada semana um suplemento alimentar surge na mídia como queridinho ou vilão.
A bola da vez é o cloreto de magnésio, substância que tem se tornado a nova mania para beneficiar o organismo. Uma lista circula nas redes sociais com supostas vantagens, como ajudar nas funções renais e na limpeza do sangue. Será que faz sentido ou trata-se de mais uma teoria sem fundamento?

De acordo com a nutricionista Viviane Admus Paixão, membro do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, o cloreto de magnésio funciona como um suplemento alimentar repleto de benefícios para a saúde, que ajuda a manter o corpo jovem e vigorante, além de colaborar no combate e prevenção de várias infecções. "Esse composto é realmente útil e benéfico para todas as idades, ainda que o princípio ativo apresente algumas contraindicações importantes, que devem ser consideradas", destaca a especialista.

O excesso do produto pode ocasionar alguns efeitos colaterais, como diarreia, náusea e dor abdominal. Além disso, grandes doses da substância suplementar podem causar o problema chamado de toxicidade de magnésio, especialmente em pacientes com função renal comprometida. "Os sintomas da toxicidade de magnésio incluem a hipotensão, letargia, confusão mental, perturbações do ritmo cardíaco normal, a perda da função renal, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e parada cardíaca", aponta a nutricionista.

Quantidade ideal

Segundo Viviane, o nível recomendado para pessoas acima de 35 anos é uma dose (de uma a duas colheres de sopa) por dia. Antes dessa idade, o ideal é apenas meia colher.
No entanto, a nutricionista alerta que a quantidade pode variar. O ideal é consultar previamente um profissional habilitado para saber a dose exata de acordo com a necessidade de cada um.

Contraindicações

Em alguns casos, o composto não é uma boa indicação. Conforme a nutricionista, ele é contraindicado nos seguintes casos:


Confira abaixo a lista dos principais benefícios do cloreto de magnésio, segundo a nutricionista Viviane Paixão:

.