Revista Encontro

Honoris causa

Orgulho para Minas: Joaquim Barbosa recebe homenagem em Jerusalém

O ministro aposentado do STF ganhou o título de doutor honoris causa na Universidade Hebraica da cidade israelense

Mineiro de Paracatu, cidade que fica no noroeste do estado, Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de ganhar o título de doutor honoris causa da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Segundo a instituição de ensino, uma das mais importantes de Israel, a homenagem se deve à importante atuação do jurista como presidente do STF entre os anos de 2012 e 2014.

Confira o vídeo com um trecho da homenagem:



Durante a cerimônia, Joaquim Barbosa foi chamado de figura pública notável, devido à sua capacidade de se opor à corrupção pública e política.
Além disso, segundo os responsáveis pelo título, o ex-presidente do STF levou esse assunto à discussão e permitiu um importante avanço no combate ao problema."É uma figura pública proeminente cuja história do triunfo sobre a desigualdade e a firme oposição à corrupção tem inspirado milhões", diz o texto do site da Universidade Hebraíca de Jerusalém.

A cerimônia foi realizada no dia 31 de maio, na cidade de Jerusalém, em Israel. O título de doutor honoris causa já havia sido entregue a outras personalidades brasileiras como Fernando Henrique Cardoso e Celso Lafer. "O reconhecimento é importantíssimo para a vida profissional de qualquer pessoa. A Universidade de Jerusalém é reconhecidamente uma grande instituição e é uma honra estar associado a ela", afirma o mineiro Joaquim Barbosa em seu discurso de agradecimento..