Revista Encontro

Curiosidade

Sabia que a numerologia pode ser usada por empresas?

Além de dar orientações para as pessoas, a antiga técnica pode ajudar os patrões a entenderem seus funcionários, segundo especialistas

Vinícius Andrade
Criada em 600 a.C, a numerologia é um método desenvolvido a partir da observação de repetições de números e acontecimentos ao longo do tempo.
Além de ser usada para fins pessoais, a ferramenta também pode ser utilizada em empresas para seleção de funcionários e realocação de cargos. A partir do nome e da data de nascimento, é possível traçar um perfil do trabalhador, segundo estudiosos do ramo.

Com a técnica, são ensinados cálculos, fórmulas e a interpretação a partir do significado de cada número e letra, de acordo com o método pitagórico (baseado nas teorias matemáticas de Pitágoras) e de um sistema próprio de organização denominado Cóndor Blanco.

"A data de nascimento já nos dá muitas indicações de como é o comportamento da pessoa. Porque a data fala dos talentos, potências e dificuldades", diz a numeróloga Laykari Jane Almeida. A análise do nome, segundo a especialista, está muito ligada às heranças paterna e materna. O primeiro nome – como você é chamado –, as consoantes e as vogais, e toda a influência que você recebeu de seus ancestrais, são objetos de análise para os numerólogos.

Neide Silva Naraku é master coaching desde 2007. Há sete anos ela aplica a numerologia para diagnosticar seus colaboradores. Ela destaca como o método tem contribuído em seu trabalho: "A numerologia ajuda a identificar o perfil do funcionário e a definir qual a melhor área de atuação na empresa".

Neide conta que, certa vez, foi contratada por um hotel de médio porte em Minas Gerais para tentar melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.
"Por meio da numerologia, percebi que o recepcionista adorava trabalhar com contas, e que o responsável pelo financeiro amava ficar na recepção. Eu sugeri ao dono do hotel que trocasse os dois de cargo, e ele assim fez. Tempos depois, o desempenho dos dois melhorou e o hotel expandiu na região", lembra a master coaching.

Segundo a numeróloga Laykari, o principal objetivo da técnica é mostrar ao ser humano quem ele é. "Eu não só aprendi a me conhecer mais, como também adquiri uma capacidade de compreender o próximo", diz a especialista depois que descobriu o método..