Os especialistas do SPC Brasil alertam que as compras por impulso são um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário e um impeditivo para que os consumidores tenham uma reserva financeira para lidar com imprevistos ou realizar sonhos. "Um dos problemas associados ao comportamento impulsivo é o risco de endividamento em excesso. Quando as dívidas vão se acumulando e comprometem o dinheiro destinado aos gastos imprescindíveis, como despesas da casa e contas de primeira necessidade, é hora de o consumidor procurar ajuda para regularizar os atrasos porque ele pode cair na inadimplência", afirma o educador financeiro José Vignoli.
Tentações
Quando perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo sem haver necessidade, os itens mais citados são as roupas (24%), calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).
Dentre as motivações que mais levam os consumidores a fazerem uma compra sem planejamento prévio, a principal delas é a promoção (51%), sobretudo entre a parcela feminina de entrevistados (61%) e indivíduos da classe C (55%). Também foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço (31%), as características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%).
O SPC Brasil lembra que, geralmente, o consumidor está em busca da parcela mensal que cabe no bolso, cedendo às compras desnecessárias, sobretudo quando existe a possibilidade de contar com o crédito como um facilitador..