Revista Encontro

Bem-estar

Será que ler no escuro pode afetar a visão?

Especialista mostra quais os cuidados que se deve ter durante a leitura de livros ou no uso de dispositivos eletrônicos

Da redação com assessorias
Para os amantes de um bom livro, a prática da leitura cai bem a qualquer hora e em qualquer lugar.
Nesse sentido, ler deitado ou no escuro são costumes muitas vezes corriqueiros para os leitores mais vorazes. Mas esses hábitos podem causar prejuízos à saúde ocular?

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, ler deitado ou no escuro não impacta diretamente na saúde da visão, mas pode causar desconforto já em curto prazo. "Ler em ambientes com pouca luz não causa danos definitivos aos olhos, porém, pode 'cansar' a vista mais facilmente. Portanto, ao ler, é sempre recomendável a utilização de uma boa fonte luminosa. Quanto a ler deitado, não causa nenhum dano definitivo aos olhos, contanto que tenha boa iluminação e boa visão", alerta o especialista.

Ainda de acordo com o médico, longos períodos de concentração também provocam cansaço temporário dos olhos. "Isso ocorre devido à diminuição da frequência do piscar, e, consequentemente, o filme lacrimal, presente na superfície do olho, evapora mais rapidamente, causando sensação de ardência e cansaço", ressalta Richard.

Risco a mais

Presente na maioria dos celulares, tablets e até no Sol, a luz azul ajuda a regular o relógio biológico, chamado de circadianismo ou ciclo circadiano. "O nosso 'relógio biológico' é responsável por 'organizar' o corpo para entender o que é dia e o que é noite.
Alguns estudos indicam que o uso de dispositivos eletrônicos ao final do dia possa causar diminuição da qualidade do sono ou até insonia, pelo fato do nosso corpo entender que ainda é cedo", explica o oftalmologista.

Confira dicas para uma leitura confortável e manter em dia a saúde dos olhos:

.