Revista Encontro

Inusitado

Vídeo com ataque de tubarão-branco chama a atenção

Mesmo com a gaiola de proteção, o peixe parte para cima dos mergulhadores de forma bem agressiva

Quem não se lembra do filme Tubarão, lançado em 1975 por Steven Spielberg, e que deixou muita gente com medo de nadar no mar? Exageros à parte, não é estranho prresenciar ataques de tubarões em praias, especialmente no Brasil, nas águas da cidade de Recife, capital de Pernambuco.
Apesar de não ter sido gravado no país, um vídeo vem chamando a atenção na internet: um tubarão-branco gigante ataca mergulhadores que se encontram na gaiola de proteção, em praia da África do Sul.

Confira as imagens impressionantes do ataque:



Segundo o site Bio Curiosidades, o grande tubarão-branco ataca por baixo e por trás, pegando a vítima de surpresa. "Para tal, deve aproximar-se depressa e manter a vítima à vista. Seus olhos precisam reagir rapidamente à mudança de luz para que a caçada seja bem-sucedida", diz a informação do portla especializado em biologia.

Por possuírem olhos grandes e sempre abertos, os tubarões são mais suscetíveis à luz do Sol que bate no mar, e, por isso, seguem a lógica do formato da presa. Por isso, surfistas sobre as pranchas podem ser confundidos com grandes tartarugas marinhas. "Como todos os outros tubarões, o grande branco confia em sua gama de sentidos para localizar presas como focas e leões-marinhos. Mas, sua visão é crucial na localização precisa da vítima na superfície, em silhueta contra a luz", explica o Bio Curiosidades.

O site dá dicas para se evitar ataques de tubarões nas praias:

.