Revista Encontro

Telefonia

Celulares de Minas Gerais passam a ter o nono dígito em outubro

O número nove será acrescentado ao início de todos os números de telefones celulares habilitados no estado, que possui quase 30 milhões de usuários

Marcelo Fraga
Os mineiros terão que inserir um dígito a mais na hora de ligar para um telefone celular, a partir do dia 11 de outubro deste ano.
A mudança, determinada por uma resolução de 2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é necessária para aumentar a disponibilidade de números celulares em futuras habilitações, assim como ocorreu com os telefones fixos há 10 anos.

Todas as linhas habilitadas em Minas Gerais serão modificadas, recebendo o dígito "nove" antes dos demais números. Segundo a Anatel, a mudança afeta cerca de 26,8 milhões de celulares, o que representa quase 10% do total de linhas ativas no Brasil – o país soma quase 276 milhões de usuários da telefonia celular.

Até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas com oito dígitos ainda serão completadas normalmente. Portanto, há um prazo de 10 dias para que os usuários se adaptem à alteração. Já a partir do dia 21, do mesmo mês, as chamadas não serão mais completadas e uma gravação fará o aviso sobre a mudança, que vale também para os estados da Bahia e Sergipe.

A alteração não afeta os créditos dos celulares pré-pagos, bem como o consumo de dados ou a franquia de ligações dos consumidores, segundo a Anatel. Em seu site, o órgão também reforça que a atualização dos contatos nos aparelhos não ocorre automaticamente, sendo assim, a responsabilidade pela atualização é dos próprios usuários.

Aplicativos

Alguns programas para smartphones prometem evitar a árdua tarefa de atualizar a agenda, para que o usuário não precise editar seus contatos um a um. Os  aplicativos fazem todo o trabalho, com apenas alguns toques, e o download pode ser feito nas lojas Google Play (para Android) e App Store (para iOS).

Implantação nacional

Até agora, 14 estados já receberam o nono dígito nos telefones celulares. São eles: Amazonas, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

De acordo com a Anatel, a previsão é que a mudança seja implantada em todo o território nacional até o final do ano de 2016..