Revista Encontro

Polêmica

James Hetfield narra série sobre caçadas e gera revolta na internet

O vocalista da banda Metallica foi convidado para ser o narrador oficial da série The Hunt, do History Channel

João Paulo Martins
Primeiro foi o assassinato do leão Cecil, que acabou chocando o mundo inteiro.
Depois, uma funcionária da Idaho State University publica foto com animais que caçou e matou, na África, incluindo uma girafa, e gerou revolta no Facebook. Agora, a polêmica da vez diz respeito ao vocalista do Metallica, James Hetfield, que foi convidado para ser o locutor oficial da série The Hunt (A Caçada, em tradução livre), do canal History Channel, e que mostra um típico e muito criticado "hobby" americano: a caçada de animais selvagens.

O músico já deixou claro em entrevistas, e mesmo nas redes sociais, que um de seus passatempos preferidos é justamente a caça. James Hetfield, aliás, se diz experiente em matar ursos pardos e polares. No programa do History Channel, que vai mostrar caçadores em busca do urso marrom da ilha Kodiak, no Alasca (EUA), considerado um dos maiores mamíferos do mundo, o cantor será responsável pela narração dos episódios.

A estreia de The Hunt está prevista para o dia 8 de agosto deste ano, e a notícia da participação do vocalista do Metallica na série já gerou revolta nas redes sociais, ainda mais com a divulgação de uma suposta imagem que mostra um caçador junto a um urso marrom morto. Grupos de defesa dos animais espalharam a foto na internet, associando o músico americano à pessoa que aparece ao lado do animal. Porém, a famigerada imagem traz, na verdade, o "troféu" de outra pessoa: o entusiasta das caçadas Doug Giles.

Essa foto foi divulgada por grupos de proteção dos animais como sendo o cantor James Hetfield numa caçada, mas, na verdade, trata-se do caçador Doug Giles - Foto: Doug Giles/Reprodução.