Revista Encontro

Futebol

Jogador mineiro faz sucesso em time dos Estados Unidos

Conheça Pedro Ribeiro, que decidiu seguir carreira no futebol em terras americanas, e que acabou atuando ao lado do craque Kaká

Vinícius Andrade
Priorizar os estudos ou seguir no mundo do futebol? Garantir uma carreira estável ou se arriscar num sonho de criança? "Atire a primeira bola" o jogador profissional que nunca se embaraçou nesse dilema.
Com Pedro Ribeiro, de 25 anos, meia-atacante do Orlando City, clube dos Estados Unidos, a história não foi diferente. Porém, com um roteiro, no mínimo, curioso.

Desde cedo, o garoto já demonstrava aptidão para o esporte. Passou pelas categorias de base de Cruzeiro e Atlético, mas decidiu focar na sala de aula e, por um instante, deu uma pausa no desejo de ter o futebol como o seu "ganha-pão".

Decidido a investir nos estudos, Pedro Ribeiro se mudou para os Estados Unidos a fim de cursar Ciências do Exercício do Esporte, uma espécie de bacharelado em Educação Física. Paralelamente, ele se destacou jogando futebol pelo time da universidade. O bom desempenho do jovem chamou a atenção do Philadelphia Union, equipe que disputa a Major League Soccer (MLS), principal campeonato de futebol no país norte-americano. "A partir daí, o futebol voltou a ser prioridade", conta o atleta. Ele ainda conseguiu concluir o curso e, em seguida, seguiu os passos no mundo da bola.

No início deste ano, o mineirinho de Belo Horizonte foi contratado pelo Orlando City, clube fundado em 2010 que, até então, nunca havia disputado a MLS.
Liderada pelo craque da Seleção Brasileira Kaká, a equipe da Flórida não conseguiu se classificar para a fase final da competição. Em compensação, obteve a segunda melhor média de público do torneio, com 32.847 torcedores. "A cidade abraçou o Orlando de uma forma muito bacana. Foi um ano de aprendizado e a expectativa é que a próxima temporada seja ainda melhor", projeta Pedro Ribeiro. Em 18 jogos, ele marcou dois gols e contribuiu com duas assistências.

Companheirismo

Ao falar do companheiro de equipe Kaká, o mineiro não economiza elogios. "É sempre o primeiro a chegar e um dos últimos a sair. Ele cuida muito do corpo. É um líder dentro e fora do campo. Acabei fazendo uma amizade muito boa com ele", revela o jogador mineiro.

Pedro Ribeiro atuou profissionalmente, pela primeira vez, num estádio brasileiro no último domingo, 15 de novembro, no amistoso entre Orlando e Flamengo, no Maracanã, em comemoração aos 120 anos do time carioca. O meia-atacante disse que 63 familiares foram prestigiá-lo no maior palco do futebol do país.

Ele se diz empenhado em consolidar uma carreira no time norte-americano, mas não esconde o desejo de atuar por um clube brasileiro. "Se eu ficar a vida inteira nos Estados Unidos e me firmar no Orlando, ficarei feliz. Mas, meu objetivo é jogar no Brasil. De preferência em um clube da primeira divisão", projeta o jovem.

Efeito 7 a 1

Questionado se o futebol brasileiro deixou de ser respeitado nos EUA, depois da humilhação na última Copa do Mundo, Pedro Ribeiro admite que já tivemos a moral mais elevada, mas, ainda assim, o uniforme verde e amarelo impõe valor.
"Os americanos ainda respeitam muito pelo histórico que a Seleção Brasileira tem", atesta.

Se cuidem!

Os Estados Unidos não escondem o investimento que têm feito no futebol. Astros como Kaká, David Villa, Frank Lampard, Steven Gerrard, entre outros, são referências de um futebol que está cada vez mais valorizado. Este ano, o canal brasileiro SporTV passou a transmitir os jogos da MLS. Segundo o meia-atacante do Orlando City, essa evolução é um caminho sem volta.

"É um projeto a longo prazo. Da forma que o futebol está caminhando, eu acredito que daqui a duas ou três copas, a seleção dos Estados Unidos vai chegar numa semifinal. O nível técnico e tático está evoluindo muito", destaca Pedro Ribeiro..