"O Congresso não teria credibilidade para votar o impeachment", afirma Agra. Para ele, haverá "perda de legitimidade do discurso" se os deputados decidirem pelo impeachment. O pedido aceito pelo deputado Eduardo Cunha foi aberto com base na rejeição das contas de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria Câmara alterou na quarta, dia 2 de dezembro, a meta fiscal de 2015, de R$ 66,3 bilhões de superávit para R$ 119 bilhões de déficit.
Para o especialista em direito eleitoral e promotor em Minas Gerais, Thales Cerqueira, o Congresso "se viu obrigado" a alterar a meta para poder arcar com despesas básicas, como o pagamento de pessoal. "O Congresso, fora a base do governo, se viu obrigado para não afundar a economia do país. Senão nem despesas ordinárias seriam pagas", diz ele.
"Essa mudança da meta é para salvaguardar a economia. Eles podem justificar que tiveram que aprovar até por conta da maquiagem nas contas", completa o jurista. Cerqueira entende que o Congresso Nacional foi "refém" do atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo.
Thales Cerqueira acredita que há elementos que justifiquem uma abertura do processo de impeachment da presidenta.
Para ele , a apreciação das contas de 2014 no Congresso será crucial para o futuro de Dilma no Palácio do Planalto. Em caso de rejeição das contas, seguindo a recomendação do TCU, a presidenta poderia ser enquadrada em crime de responsabilidade, como consta no Artigo 85 da Constituição, que define os crimes de responsabilidade de um presidente.
"O procedimento de impeachment exige dois requisitos: a aprovação na Câmara por dois terços dos deputados e, depois, o enquadramento no Artigo 85. Se o Congresso acompanha o parecer do TCU, a princípio haveria possibilidade de enquadramento no Artigo 85 por crimes contra a lei orçamentária, que é um dos crimes de responsabilidade", afirma.
(com Agência Brasil).