Revista Encontro

Internacional

Turista escala maior pirâmide do Egito em oito minutos

Alemão ignora proibição e acaba preso após a 'empreitada'

João Paulo Martins
Quando o jovem alemão Andrej Ciesielski viajou até o Egito, ele não tinha planos de fazer turismo ,como tantos outros estrangeiros.
Na verdade, o "turista" de 18 anos já havia saído da Alemanha com a intenção de escalar a mais alta pirâmide egípcia: Quéops, que possui cerca de 140 m de altura, e faz conjunto com Quéfren e Miquerinos na necrópole de Gizé. Andrej já é bem conhecido dos internautas por suas "aventuras", nas quais registra as subidas em estruturas altas da Europa e de outras partes do mundo.

No dia 18 de janeiro deste ano, o jovem, que é natural de Munique, não respeitou a proibição de escalar a pirâmide de Quéops e partiu para a "empreitada", filmando todo o percurso e ouvindo música. Após oito minutos de uma subida nada segura, ele chegou ao topo e fez questão de mostrar a bela paisagem do subúrbio de Cairo, e que poucos presenciaram até hoje.

"Após alguns minutos da escalada, acabei chamando a atenção de alguns seguranças, que gritaram para mim, em árabe. Eu havia perguntado a alguns moradores sobre o que achavam de minha ideia, e disseram que era ilegal, mas que poderia acabar bem, já que o Egito é muito dependente dos turistas", conta Andrej Ciesielski ao jornal inglês Telegraph.

Assim que o "turista escalador" chegou de volta à base da pirâmide, os policiais o prenderam imediatamente. Eles investigaram o que havia sido gravado pelo jovem e, segundo ele, pensaram até em levá-lo para a embaixada da Alemanha, para ser extraditado, mas o resultado foi outro. "Após um tempo, acabei sendo liberado, sem que nada acontecesse", completa o alemão.

Confira abaixo o vídeo feito por Andrej com sua subida proibida:


.