Sabe aquela história de que a pessoa ri tanto que acaba urinando na roupa? A situação do cão é parecida, segundo o médico veterinário Amaury Carabetti. Momentaneamente, o animal perde o controle da bexiga, fica excitado com um momento de euforia, e acaba urinando. "É uma sensação prazerosa do cão, algo intenso. É como se o animal dissesse: 'eu existo'", exemplifica o especialista. Ele diz ainda que o comportamento é comum nos cães até os 7 meses de idade.
Algumas pessoas costumam repreender o filhote, mas isso é inútil, porque o animal não urina de propósito, pois é algo involuntário. Essa ação não pode ser comparada com a "marcação de terreno", que faz parte do instinto do cão.
Existe solução?
A dica dos especialistas é reduzir o entusiasmo inicial do cão. Nada de fazer festa para o bichinho quando chegar em casa. Isso desperta o que os veterinários chamam de ansiedade da separação. Quando for sair, não é aconselhável abraçar e se despedir do cachorro. Além da ansiedade, o animal também pode ficar um pouco deprimido.
O recomendado, conforme explica Amaury, é chegar em casa e continuar sua rotina normalmente. Depois que você lanchar e tomar um banho, aí sim, é hora de brincar com o cachorro..