Revista Encontro

Negócios

Sabia que a Volkswagen vendeu mais salsicha do que carros em 2015?

Pois é, a montadora também fabrica essa iguaria tipicamente alemã

João Paulo Martins
Tudo bem que o escândalo da adulteração do sistema de emissão de gases poluentes dos veículos da Volkswagen deve ter contribuído para a queda de 5% na venda de automóveis da marca em 2015, fechando em 5,8 milhões de unidades comercializadas.
Mas, o que está chamando a atenção do mercado é que, curiosamente, a montadora alemã, no ano passado, acabou vendendo mais salsichas, também fabricadas na cidade de Wolfsburg, do que carros.

Para quem não sabe, a Volkswagen fabrica um tipo especial de salsicha de carne de porco temperada desde 1973. Ela recebe até o selo originalteil, ou peça original, em alemão, tal qual os componentes dos veículos. Em 2015, segundo a revista Fortune, foram 7,2 milhões de unidades vendidas, o que representa um aumento de 15% em relação a 2014. Essa iguaria alemã, do tipo currywurst, é distribuída em 11 países e pode ser adquirida juntamente com dois molhos, um estilo catchup e outro super picante, chamado de "céu e inferno".

Os funcionários da empresa consumem incríveis 1,6 milhões de toneladas desse ícone da Alemanha todos os anos.

Essa não é a primeira vez que as salsichas "vencem" seus "primos" motorizados. Nos últimos três anos, a comercialização da currywurst vem superando a de veículos. De acordo com a própria Volkswagen, esse é o "produto sem rodas" mais popular da empresa. Por sorte, a polêmica do software de controle da emissão de poluentes não afetou a área "frigorífica" da montadora alemã..