Revista Encontro

Tecnologia

Agora, o 'Dr. Google' é oficial

Quadros informativos de doenças passam a ser exibidos quando o usuário realiza uma pesquisa sobre elas

Marcelo Fraga
Que atire a primeira pedra quem nunca utilizou o Google, quando estava doente, para tentar descobrir informações sobre o problema de saúde.
Agora, os "pacientes" do "Dr. Google" acabam de ganhar uma nova ferramenta no maior site de buscas do mundo. Ela vai ajudar os internautas a conhecerem melhor diversas doenças.

Em parceria com o hospital Albert Einstein, de São Paulo, a empresa americana aprimorou seu sistema de buscas e, a partir desta quarta, dia 9 de março, quando o nome de uma doença é pesquisado no Google, além de links para sites com resultados relevantes, um quadro colorido (espécie de ficha técnica) passa a ser exibido à direita da tela, com informações básicas sobre a doença.

Ao buscar "gripe", por exemplo, o Google exibe – de forma destacada e com ilustrações – o que é a doença, se ela é comum ou rara, quais as formas de contágio e os principais sintomas, além de outras informações.

A novidade foi anunciada no blog oficial do Google no Brasil. Curiosamente, a empresa destaca que essa funcionalidade foi pensada por seus engenheiros que trabalham no escritório em Belo Horizonte. Ainda de acordo com a empresa, a ideia foi desenvolvida e lançada primeiramente nos Estados Unidos, e, só agora, ela chega ao Brasil..