Revista Encontro

Curiosidade

Conheça o gato mais velho do mundo, que tem mais de 26 anos

Corduroy pode ser considerado um ancião, pois tem '121 anos de gatos'

João Paulo Martins

Quando se adquire um bichinho de estimação, nem todas as pessoas levam em conta o período de vida dele.

Cães costumam ter uma expectativa de vida entre 10 e 13 anos. Já os gatos, podem viver até 15 anos. Porém, um bichano está chamando a atenção em todo o mundo. Corduroy nasceu em 1º de agosto de 1989 e está, portanto, com mais de 26 nos de vida.

Ele vive no estado do Oregon, nos Estados Unidos, e é considerado o mais velho do mundo, segundo o livro de recordes Guinness Book. O curioso é que a proprietária do gato, Ashley Reed, tinha apenas 7 anos quando a família adquiriu Corduroy, ainda filhotinho.

"Corduroy, com certeza, não age de acordo com sua idade. Ele ainda pula do balcão e em todos os lugares. À noite, ele gosta de deslizar na escada e pular em nossa cama.
Ele dorme conosco e acorda toda manhã às 5h", diz Ashley ao jornal inglês The Mirror.

O felino idoso não demanda maiores cuidados, a não ser em relação à dieta, que é baseada em produtos com baixa proteína, como forma de proteger o fígado.

A dona do gato mais velho do mundo acredita que o segredo da longevidade dele é a liberdade que tem para passear fora de casa. Só que, com 26 anos, ele não pode mais fazer o que quer, sem supervisão, devido ao risco de ataques de coiotes e gaviões.

"É uma honra ter Corduroy em nossa vida. Honestamente, não lembro muito de minha vida sem ele", comenta Ashley Reed ao The Mirror.

.