Revista Encontro

Bem-estar

Que tal saborear um chocolate que retarda o envelhecimento?

Cientistas russos 'turbinaram' essa famosa guloseima com substâncias naturais muito antioxidantes

João Paulo Martins
Quem não gosta de chocolate? Apesar de ser um "vilão" para aqueles que querem emagrecer (exceto os produtos com mais de 60% de cacau), ele pode nos ajudar a ter uma vida mais longa, sabia? Mas, não é para sair por aí consumindo essa guloseima de forma arbitrária.
Existe um chocolate diferente, "turbinado", criado por cientistas russos, que contém extratos de ouriço-do-mar e de estrela-do-mar. Essa mistura é muito eficaz no combate ao envelhecimento.

"Nos ocuparmos com o estudo das substâncias do ouriços-do-mar e da estrela-do-mar. Com base em combinações individuais, criamos um medicamento. Depois, desenvolvemos uma tecnologia de extração dessas substâncias úteis. Pensamos onde poderíamos aplicar o remédio, e decidimos usar o chocolate, porque é saboroso e saudável", diz Mikhail Kusaikin, vice-diretor do Instituto Pacífico de Química Bio-orgânica junto da Academia Russa de Ciências, durante apresentação do estudo, na terça, dia 1º de março.

Segundo Kusaikin, os pigmentos do ouriço-do-mar são ricos em vitamina K, e, juntamente com a astaxantina, substância comum na estrela-do-mar, formam um composto extremamente antioxidante. Além dessa ação benéfica, o "medicamento" resultante dos dois animais marinhos ainda ajuda pessoas que praticam exercícios, já que aumenta a concentração de energia nas células.

A aplicação do composto no chocolate foi feita em parceria com a Universidade Federal do Extremo Oriente, da Rússia, e os funcionários da isntituição de ensino foram os primeiros a testar o novo produto. Pelos cálculos dos cientistas, uma barra de 500 gr dessa guloseima que ajuda contra o envelhecimento pode custar cerca de 1250 rublos (ou R$ 66).

(com Agência Sputnik).