Revista Encontro

Arquitetura

Conheça a casa mais 'apertada' do mundo

Ela é criação de um arquiteto polonês

João Paulo Martins
Normalmente, quando nos referimos a casas e apartamentos, o tamanho da construção constuma ser uma característica importante no que se refere ao conforto dos moradores.
Mas, o que dizer de uma residência que tem apenas 92 cm de largura em seu ponto mais "apertado"? A casa que "foge à regra" é chamada de Keret e constitui um projeto do arquiteto polonês Jakub Szczensy.

A casa Keret foi pensada e projetada para ocupar um espaço vazio que havia entre dois prédios de uma rua da cidade de Varsóvia, na Polônia. Segundo o site oficial da obra de Szczensy, ele queria dar uma destinação a esses "vãos" que foram criados após a reconstrução da capital polonesa (destruída na Segunda Guerra Mundial). Para tanto, realizou uma obra "otimizada". "O arquiteto desenvolveu uma casa que, apesar de 'microscópica', devido ao tamanho do terreno, constitui um espaço funcional, para ser uma moradia", diz o texto sobre o projeto.

Apesar de pequena, a casa Keret possui as funcionalidades de uma residência "normal". Ela é um triângulo retângulo e composta por um quarto, que também é um escritório; um banheiro; uma cozinha; e uma "sala de jantar". O interior é todo pintado de branco. As paredes são feitas de metal e vidro, pensadas para ajudar na entrada de luz natural – isso porque só existem duas janelas.
Não existe porta de entrada ou saída da "minúscula" casa: o acesso é feito por meio de uma escada retrátil.

Jakub Szczensy quer que a casa de dois andares, que tem 1,52 m de largura em seu ponto mais "largo", seja um ambiente criativo, especialmente para artistas. Para tanto, ele convidou o escritor israelense Etgar Keret para viver na residência.
.