Revista Encontro

Astronomia

Nasa anuncia maior descoberta de planetas já feita

Dos 1.284 novos planetas, 550 podem ser rochosos, tal qual a Terra

Encontro Digital
A Nasa anunciou na terça, dia 10 de maio, a descoberta, feita pelo telescópio espacial Kepler, de 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar.
Este foi o maior anúncio de avistamento de planetas até hoje. O número significa o dobro de corpos celestes já confirmados por este telescópio. Do total, cerca de 550 poderiam ser planetas rochosos como a Terra.

O telescópio espacial Kepler, que foi lançado em 2009, monitorou 150 mil estrelas em busca de sinais de corpos celestes em suas órbitas, particularmente aqueles que poderiam ser capazes de sustentar a vida. A descoberta atual da Nasa se baseia em dados colhidos pelo telescópio entre 2009 e 2013, enquanto ele monitorava um pequeno pedaço do universo, entre as constelações de Cisne e Lira.

O Kepler consegue capturar sinais discretos de possíveis planetas, por meio da observação do escurecimento da luz das estrelas, que é conhecido como trânsito: cada vez que um planeta passa orbitando diante dela, tampa parte da luz. Este fenômeno é similar à passagem de Mercúrio na frente do Sol.

"Desde a descoberta dos primeiros planetas fora do nosso sistema solar, há mais de duas décadas, os pesquisadores analisam individualmente cada 'planeta suspeito'", explica a Agência Espacial Norte-Americana, em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a Nasa, a nova descoberta inclui cerca de 550 corpos que poderiam ser planetas rochosos como a Terra, levando em conta o tamanho. Nove desses planetas orbitam a zona habitável de seus sistemas solares, ou seja, estão a uma distância que permite a existência de água em estado líquido. Esses nove exoplanetas potencialmente habitáveis se somam aos 21 outros já conhecidos por orbitarem zonas habitáveis de suas estrelas.

O primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto em 1995, por Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra, na Suíça.
O exoplaneta orbitava ao redor da estrela Pégaso-51, a 50 anos-luz de distância da Terra. Segundo os pesquisadores, ele é composto por gases e tem metade do tamanho de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Uma volta completa do planeta ao redor da estrela dura apenas 4,2 dias, por causa de sua proximidade.

(com Portal EBC).