Os protótipos são os primeiros construídos sobre a plataforma Compact Modular Architecture (CMA), desenvolvida exclusivamente para veículos considerados de pequeno porte. "Cada novo integrante dessa família de veículos terá identidade própria. A plataforma CMA nos ajudou muito nesse sentido, pois deu liberdade de criação às equipes de design e engenharia. Os novos carros-conceito têm energia e um caráter urbano fortemente estabelecido que os destacam na multidão", diz Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design do grupo Volvo Cars.
Segundo a montadora, a nova gama de compactos incluirá um modelo 100% elétrico, assim como diferentes trens de força híbridos dotados da tecnologia Twin Engine plug-in. A marca almeja vender mais de 1 milhão de veículos com tecnologia elétrica até 2025, em todo o mundo. "Por meio da modularidade para a arquitetura do veículo e o desenvolvimento do powertrain, demos um grande salto no segmento premium. O desenvolvimento de uma nova bateria elétrica abre um novo capítulo na história da Volvo", revela Peters Mertens, vice-presidente sênior para Pesquisa & Desenvolvimento.
Os novos carros também vão oferecer uma linha de serviços de conectividade diferenciados.