Revista Encontro

Bem-estar

Corra que a Encontro Delas vem aí

A 13ª edição da corrida feminina está chegando. E, para fazer bonito na prova, confira as dicas de um especialista

Daniela Costa
Ela não desfila mais nas passarelas, mas se prepara para encarar outro tipo de percurso: os seis quilômetros da 13ª edição da corrida feminina Encontro Delas.
A ex-modelo Joana Leles, de 30 anos, hoje trabalha como relações-públicas e treina para participar de sua primeira corrida de rua.

"Sempre fui muito sedentária, mas depois que entrei para a academia descobri que a corrida é a atividade que mais me satisfaz. Estou ansiosa", diz. Ciente de que pernas fortes e coração saudável fazem toda a diferença na hora de se exercitar, assim como a força dos pulmões, há dois anos corre regularmente, buscando aumentar a resistência física, melhorar o tempo alcançado e a distância percorrida.

"Se a capacidade respiratória for limitada, o cansaço aparece logo e o rendimento do atleta cai consideravelmente", explica Leonardo César Mendonça Rodrigues, triatleta e professor da Academia Runner.
Segundo Leonardo, para melhorar fôlego e desempenho, é preciso adotar algumas medidas preventivas.

O primeiro passo é melhorar a capacidade física, praticando atividades aeróbicas regularmente, a começar pela caminhada. Mas ele observa que um ritmo muito acelerado pode prejudicar, em vez de ajudar. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio que mantenha uma boa respiração e possibilite o bom funcionamento de todo o organismo.

Intercalar séries de corrida e caminhada favorece o condicionamento.
Para potencializar o exercício, Leonardo indica manter a postura ereta, sempre olhando para o horizonte. A mandíbula deve estar relaxada e os ombros, soltos, sem tensão, na linha horizontal. Já para os braços, o recomendado é que sejam movimentados entre a cintura e a parte inferior do peito e cotovelos. As mãos devem estar semifechadas, e jamais situadas abaixo do quadril ou por cima do peito. Já as passadas, quanto mais silenciosas, melhor, de forma que os pés toquem o chão com suavidade, iniciando com a parte de fora do calcanhar e girando sobre o eixo longitudinal, até o apoio da planta inteira. "A má postura leva ao desperdício de energia e gera fadiga precoce, além de possíveis lesões", diz Leonardo.

Programação

Local: Praça da Lagoa Seca, Belvedere
Percurso: 6 km
Inscrições: até 9 de junho (ou até esgotarem as inscrições)
Site: www.encontrodelas.com.br

Dia 11/6 (sábado): retirada do Kit Atleta
Horário: 9h às 18h
Atividades: Day Care

Dia 12/6 (domingo): corrida
Concentração: a partir das 7h30
Largada: 9h.