Revista Encontro

Bem-estar

Confira dicas para deixar o cabelo das crianças saudáveis sem usar xampu tradicional

Movimento na internet denuncia prejuízos causados pelos sulfatos e petrolatos presentes nos produtos mais comuns

Encontro Digital
Cachinhos mais que bonitos, saudáveis.
A promessa das técnicas low-poo e no-poo para crianças é promover a beleza natural dos cabelos e cuidar, evitando danos futuros com o uso de produtos inadequados para a saúde dos fios.

Os movimentos que ganham cada vez mais adeptos ao redor do mundo defendem, respectivamente, a redução drástica e o fim do uso de sulfatos fortes e petrolatos, substâncias presentes na grande maioria dos produtos de beleza vendidos atualmente.

Que os cosméticos comuns funcionam, funcionam. O cabelo é brilhoso, sedoso e comportado. No entanto, a um alto custo, tanto financeiro quanto em prejuízos aos fios. O que acontece é que os sulfatos, que fazem a espuma, promovem uma limpeza agressiva, que retira, inclusive, a proteção natural dos cabelos contra a desidratação. Os petrolatos e derivados, por sua vez, formam uma película, que traz os aspectos de brilho e seda, mas que impede o cabelo de ter contato com os nutrientes necessários para o fortalecimento.

Dá um certo trabalho cuidar dos cabelos quando se decide reduzir ou eliminar de vez esses compostos químicos. Mas a recompensa vem com o tempo. Quem faz garante que cerca de um a dois meses depois, os cachos ficam naturalmente formados, bonitos e naturais.

É preciso destacar que a técnica criada pelo brasileiro Denis da Silva e pela inglesa Lorraine Massey foi desenvolvida para cabelos cacheados e crespos.
No entanto, serve muito bem para cabelos lisos também.

Segundo Denis, quanto mais cedo se eliminar ou nem utilizar as químicas nas crianças, melhor. Os cabelos mais novos são mais vulneráveis e fáceis de cuidar e, assim, evita-se ressecamento e comprometimento mais sério a longo prazo.

Ele explica que é possível usar os mesmos produtos de adultos nas crianças, mas é bom ter cuidado. O óleo essencial de menta, por exemplo, comum nos produtos de low-poo/no-poo para limpeza, é muito forte para ser usado nos pequenos, pois pode irritar olhos e nariz.

Outra dica, para quem não tem acesso ou quer, pelo menos, minimizar os problemas gerados pelo sulfato é lavar os cabelos das crianças com o condicionador. No máximo, Denis recomenda colocar uma colher de xampu dentro do condicionador e usar essa fórmula para lavar os cabelos.

Passo a passo

Primeiro, é preciso atentar para a lista das substâncias "proibidas" e adquirir os produtos que não as tenham na fórmula.

Substâncias não recomendadas*

Sulfatos


Petrolatos


* Lista constante da comunidade low-poo/no-poo no Facebook, passível de alterações

Depois, é preciso lavar os cabelos da criança com um xampu que tenha sulfato, mas não petrolato. O objetivo é fazer uma última lavagem agressiva (nos cabelos, pentes, escovas e acessórios), para tirar todo o resquício dos petrolatos e, a partir daí, usar só os xampus sem sulfatos.

Atenção, xampu sem sal é diferente de xampu sem sulfato. É preciso ler a fórmula para saber se contém alguns dos compostos "proibidos".

Depois do xampu, é só aplicar o condicionador. Os condicionadores sem petrolatos são mais fáceis de se encontrar no mercado. E há várias opções para crianças.

Além do condicionador, pode ser necessário, de acordo com o tipo de cabelo, a aplicação de máscaras e hidratações. Há produtos específicos para isso, mas há também, na internet, diversas receitas caseiras, que, por utilizarem apenas produtos naturais, não têm contraindicação para crianças.

Algumas dicas importantes do grupo low-poo/no-poo para pentear os cabelos das crianças:


(com Portal EBC).