Revista Encontro

Inovação

Empresa cria óculos que corrige daltonismo

Problema genético da 'troca de cor' afeta mais homens do que mulheres

João Paulo Martins
Você conhece uma pessoa daltônica? Esse problema genético, segundo o portal de notícias méticas AbcMed, acomete mais homens do que mulheres.
No mundo, são cerca de 300 milhões de pessoas que sofrem com o daltonismo, que é caracterizado pela erro no reconhecimento e distinção de algumas cores, como o a diferença entre o verde e o vermelho. Daltônicos podem ter problemas para realizar muitas funções do dia a dia, mas, graças à empresa americana EnChroma, agora, é possível corrigir o problema graças a um óculos inovador.

Parecido com um óculos escuros normal – é vendido em duas versões, para ambientes internos e externos –, o EnChroma faz com que o daltônico passe a reconhecer todas as cores e suas variações. Uma pessoa normal enxerga 30 mil cores, enquanto quem sofre com o daltonismo reconhece apenas de 500 a 800. O custo do produto chega a cerca de R$ 1,5 mil e a empresa realiza envio para diversos países do mundo, incluindo o Brasil.
Vídeo divulgado no YouTube mostra as reações de daltônicos que usam o EnChroma e passam a reconhecer as cores verdadeiras pela primeira vez - Foto: YouTube/Reprodução
No vídeo promocional do óculos inovador, publicado no YouTube em março de 2016, é possível ver as reações emocionantes de pessoas daltônicas que, ao usar o acessório, passam a ver o mundo "de outra forma". Crianças e adultos ficam emocionados por poderem disntiguir a cor real de coisas simples, como uma camisa ou a capa de um smartphone. As imagens trazem ainda um adulto que nunca havia enxergado a verdadeira cor dos olhos da filha pequena e um senhor que se emociona em poder reconhecer uma paleta de cores.

Assista, abaixo, ao vídeo do óculos EnChroma (em inglês):

.