Revista Encontro

Internacional

Internautas enxergam símbolo nazista na nova sede da Otan

O formato dos prédios lembraria o símbolo da SS, a elite da polícia nazista

João Paulo Martins
Após uma reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2002, realizada em Praga, na República Checa, os estados membros da organização aprovaram a construção de uma nova sede, logo à frente da atual, na região noroeste da cidade de Bruxelas, na Bélgica.
O terreno que vai abrigar a construção foi doado pelo governo belga e fica perto do aeroporto inernacional da cidade. Porém, o projeto da nova sede da Otan vem causando polêmica na internet, por ter o formato supostamente parecido com o símbolo da SS, a elite da polícia nazista.

O projeto da futura "casa" da Otan em Bruxelas ficou a cargo do escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM), com sede nos Estados Unidos. Segundo os arquitetos, os oito prédios em vidro e metal foram posicionados num formato que lembra o entrelaçar dos dedos, ou seja, representam a união entre os países membros da organização.
Existe até vídeo que tenta explicar a suposta associação entre a Otan e símbolos ligados ao nazismo - Foto: YouTube/Reprodução
Os internautas, por sua vez, enxergaram no projeto arquitetônico uma "clara" referência ao  esquadrão especial da polícia nazista, a Schutzstaffel (SS), criada em 1923, e comandada posteriormente por Heinrich Himmler, um dos braços direitos de Adolf Hitler e responsável pela ideia de usar os campos de concentração para extermínio dos judeus (foram mortos 6 milhões de hebreus na Segunda Guerra Mundial). O usuário Damir 1 do YouTube publicou um vídeo que mostra supostas ligações entre símbolos do nazismo e uniformes e estruturas ligadas à Otan, incluindo a nova sede em Bruxelas.
- Foto:
As obras de construção dos novos prédios tiveram início em 2010 e devem ser finalizadas ainda em 2016, segundo a página oficial da Otan. O custo total do projeto foi orçado em 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 4 bilhões). A organização não se pronunciou sobre essa "teoria da conspiração" envolvendo o formato da nova sede.

Confira, abaixo, a um vídeo que mostra como ficarão os oito prédios "entrelaçados" da futura sede da Otan em Bruxelas:

.