Revista Encontro

Curiosidade

Suposto óvni aparece em câmera da Estação Espacial Internacional

O objeto luminoso estava sendo registrado pelos internautas quando a câmera saiu do ar repentinamente

João Paulo Martins
O universo guarda inúmeros mistérios e, um deles, com certeza, está ligado à possível existência de vida em outros planetas.
Mas, muitas pessoas acreditam que não só existem civilizações extraterrestres, como elas já nos visitam frequentemente. Uma simples busca na internet e é possível encontrar supostas "provas" do contato alienígena. Agora, um vídeo publicado no YouTube está chamando a atenção ao mostrar um objeto brilhante movendo-se na atmosfera da Terra. A imagem "misteriosa" foi gravada por uma câmera da Estação Espacial Internacional.

Publicado no dia 9 de julho pelo usuário Streetcap1, que é "especializado" em "mistérios" do universo, o vídeo já conta com mais de 2 milhões de visualizações. "Lembrem que UFO quer dizer objeto voador não identificado. Isso poderia ser um meteoro ou algo assim", diz o internauta no texto que acompanha as imagens.

O problema é que a definição do vídeo não é muito boa e só é possível perceber que o suposto óvni parece se mover para baixo, em direção à Terra. "O que o torna interessante é que a câmera desligou quando o UFO parecia ter parado no ar", comenta Streetcap1.
O usuário do YouTube chama a atenção para o corte da imagem da câmera da Estação Espacial, que, normalmente, fica disponível para qualquer pessoa no site da Nasa, 24 horas por dia.

Apesar de não ser nítido, o vídeo do suposto óvni logo chamou a atenção dos internautas e da mídia americana. Tamanha exposição fez com que a Nasa emitisse um comunicado à imprensa sobre o assunto. Em relação ao problema com a câmera, que parou de funcionar repentinamente, a Agência Espacia Norte-Americana esclarece que isso é normal: "A Estação Espacial costuma passar por áreas fora do alcance do sistema de satélites que usamos para enviar e receber imagens em vídeo, voz e telemetria". Já sobre o "óvni", a Nasa diz que "nenhum objeto não identificado foi observado da Estação Espacial Internacional". A agência lembra que muitas coisas podem criar a ilusão de óvnis, como reflexos nas janelas da estação, estruturas que compõem a nave e até luzes provenientes da própria Terra.

Assista, abaixo, ao polêmico vídeo e tire suas próprias conclusões:

.