Revista Encontro

Internet

Volta o boato de que os signos podem mudar

Será que graças aos estudos da Nasa teremos 13 signos no zodíaco?

Encontro Digital
Depois de anos de estudo na área de astrologia, astrólogos e simpatizantes são pegos de surpresa pela suposta mudança causada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) nos signos do zodíaco.
Não, na verdade a agência não alterou nada. Vale lembrar uma música da banda de hip hop Public Enemy: Don't Believe The Hype! (Não Acredite nos Rumores).

Esses boatos voltaram porque, nas redes sociais, muitos internautas acreditaram que a Nasa teria criado um novo calendário para o zodíaco, adicionando o 13º signo ao horóscopo. Com isso, muitas pessoas questionaram o que aconteceria com os 12 já existentes? Claro que todas as datas teriam que mudar e os signos de Escorpião e Leão virariam Touro e Gêmeos, por exemplo.

O problema desse boato sobre uma suposta mudança no horóscopo é a seguinte: por que motivo a Nasa faria isso?

Na verdade trata-se de um "erro cósmico" originado por interpretações malfeitas de um texto que se encontra na página educacional online da agência – a Nasa Space Place. Neste site, além da história da astronomia, os cientistas americanos mostram como a tabela de signos de zodíaco foi construída pelos babilônios há mais de 3 mil anos.

Segundo o site da Nasa, ao longo de milhares de anos, desde a criação do horóscopo, a posição das constelações tem alterado um pouco devido ao desvio do eixo da Terra. Segundo a teoria científica apresentada na página, as constelações já não podem ser vistas nos seus pontos de origem.

Ao mesmo tempo, o site traça uma diferença entre as duas áreas (astronomia e astrologia). "A astronomia é um estudo científico de tudo o que está no espaço. Astrônomos e outros cientistas sabem que estrelas, situadas à distância de muitos anos-luz, não influenciam em atividades comuns dos seres humanos na Terra.
A astrologia é outra coisa. Não é uma ciência", diz o artigo da Nasa publicado para as crianças.

A assessora da agência, Leah Cheshier, publicou em sua conta no Twitter uam explicação para o boato: "Para vocês entenderem, a Nasa não vai mudar os signos nem lida com astrologia. Nós fazemos astronomia, pessoal".

(com Agência Sputnik).