Nas imagens, vemos que a elefanta estava com sua manada, descansando na margem do rio, quando Darrick passa por eles "pedindo socorro" em meio à correnteza. O animal, assim que percebeu que se tratava de alguém "conhecido", entrou no rio e nadou em direção ao tratador. Como era uma ação simulada, não foi preciso que Kham Lha salvasse o seu "amigo".
Nos comentários do vídeo no YouTube, que já conta com mais de 2,3 milhões de visualizações, podemos perceber a comoção causada pela sentimental elefanta. "Que adorável. Espero que ela tenha recebido toneladas de amendoins", diz o usuário intitulado Doodr. "Animais são mais espertos do que a maioria das pessoas imagina", comenta o internauta Team Valor.
Segundo uma matéria publicada no site da Superinteressante, os elefantes são ótimos exemplos para se estudar comportamento animal. "Pois parecem estar sempre com a emoção à flor da pele. Quando um deles morre, os outros fazem verdadeiros rituais fúnebres, formando um círculo em torno do cádaver, sobre o qual depositam folhas e galhos, enquanto choram copiosamente. Em qualquer situação, o sentimento paternal impera", diz o texto da revista.
No caso da elefanta Kham Lha, parece mesmo que o "instinto maternal" falou mais alto.
Confira, abaixo, o vídeo curioso: