Revista Encontro

Internet

O que seria essa onda de avistamento de palhaços nos Estados Unidos e, agora, no Brasil?

Diversos vídeos mostram esse personagem infantil em aparições nada engraçadas

Encontro Digital
Desde o final de agosto surgiram nos Estados Unidos notícias de que homens vestidos de palhaços e com máscaras assustadoras, inclusive portando facas, estariam atacando pessoas, especialmente crianças em troca de dinheiro.
Desde então, relatos similares se espalharam pelo mundo, em países como Canadá, Inglaterra, Austrália, México e, agora, também no Brasil.

O primeiro relato de palhaços aterrorizantes aconteceu na Carolina do Sul, mas nos Estados Unidos o número de detidos por falsas declarações de ataques só crescem. Os acusados até agora pegos vestidos de palhaços eram adolescentes, que decidiram brincar com o caso, que já ganhou ares de lenda urbana.

Aqui no Brasil, jovens de São Paulo começaram a fazer os primeiros relatos nas redes sociais. Alguns afirmam já ter visto os palhaços e fazem o alerta, mas, outros, questionam a veracidade das fotos e vídeos divulgados e publicados na internet.

Na cidade de Osasco, em São Paulo, um evento foi criado para caçar os palhaços, mas outros estados também já armam ações semelhantes. A Polícia Militar de São Paulo, no entanto, não tem nenhum registro até o momento sobre uma possível ação criminosa de palhaços no estado.

Confira um vídeo com compilação de aparições do personagem infantil nos EUA:



Já existe até uma página no Facebook, intitulada Palhaços no Brasil, que possui fotos e vídeos com palhaços assustadores em parques, ruas e avenidas do país. Os administradores afirmam nas legendas que os locais das aparições são no Brasil.

Muitos também acreditam que essa onda dos palhaços aterrorizantes nos EUA, na Europa e, agora, no Brasil, é apenas uma ação de marketing chamando atenção para a estreia em setembro de 2017 do remake do filme It: a Coisa, adaptado do livro do célebre escritor de terror Stephen King. A obra, feita para a TV, foi um grande sucesso em 1990, marcando as crianças e jovens na época, ao contar a trama de um grupo de amigos que teve de enfrentar as forças do mal que se manifestava na forma de um palhaço assassino, conhecido como Pennywise. No novo filme, os sobreviventes voltam a se encontrar e vão ter que enfrentar a criatura novamente.

(com Agência Sputnik).