A Tesla divulgou comunicado que é agora responsável por quase um terço de todas as vendas no segmento. Seus concorrentes mais próximos são o BMW Série 7 na versão atualizada e o Mercedes-Benz Classe S.
No mercado de SUVs e crossovers luxuosos, a Tesla informa que as vendas nos EUA do Model X totalizaram 5.428 unidades no terceiro trimestre, o que representa 6% do mercado de luxo. Esse é o melhor resultado da marca após o lançamento do veículo no início deste ano. De acordo com dados da Tesla o Model X superou Porsches e Land Rovers, mas ainda está atrás de sete modelos SUV da Mercedes, BMW, Cadillac, Volvo, Audi e Lexus.
A BMW e a Mercedes Benz foram convidadas pela publicação Automotive News, dos Estados Unidos, a comentar esses dados. A primeira, por meio do porta-voz Kenn Sparks, diz apenas que "os números mostram que os carros elétricos estão ganhando popularidade, o que é bom para todos nós". A Mercedes ignorou a pergunta enviada por e-mail pela publicação.
O CEO da Tesla, Elon Musk, não esconde que pressiona sua equipe para que vendam o máximo possível em um esforço para atingir um trimestre lucrativo antes que a empresa necessite elevar gastos com novos investimentos. A Tesla está negociando a compra da SolarCity Corp.
Os números representados nessas duas classes de veículos de luxo são irrelevantes se comparados aos 17 milhões de veículos vendidos nos EUA no ano passado. A Tesla espera repetir o sucesso do Model S com seu Model 3 de US$ 35 mil – uma perspectiva assustadora que inclui a implantação de uma grande fábrica de baterias em Nevada, expansão de sua fábrica na Califórnia, e a construção de uma rede global de vendas e serviços.
O Model 3 será um dos carros mais acessíveis no segmento de entrada da classe de luxo, e se Musk conseguir atingir sua meta de produzir 500 mil unidades Tesla por ano em 2018, a marca poderá se posicionar entre os três maiores na categoria de carros de luxo..