Revista Encontro

Ciência

Pesquisadores russos descobrem verme que 'indica' locais com jazida de petróleo no oceano

Os organismos intitulados Siboglinidae usam o gás metano para conseguir energia

Encontro Digital
Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Extremo Oriente, na Rússia, provou que os vermes marinhos da família Siboglinidae são capazes de indicar a localização de jazidas subaquáticas de petróleo e gás.

Os investigadores estudaram a estrutura desses animais e as substâncias orgânicas por eles sintetizadas.
A análise mostrou que os vermes habitam regiões dos oceanos que são potencialmente petrolíferas.

"No corpo do verme existe um órgão especial onde se encontram bactérias quimiotróficas, que oxidam o metano. O processo resulta em geração de energia, tal qual a fotossíntese para as plantas. Neste caso, a energia não provém da luz solar, mas do metano oxidado, que é essencial para a vida dos vermes. Eles precisam de pelo menos 1 ml do gás por litro de solo", explica Vladimir Malakhov, pesquisador chefe do laboratório responsável pelo estudo.

A descoberta russa foi comprovada pelo fato de os vermes se encontrarem em jazidas de petróleo já exploradas. Por exemplo, foram identificados indivíduos da família Siboglinidae nos mares do Norte e de Barents e na plataforma continental da ilha Sacalina.

"A Terra ainda possui diversas reservas de hidrocarbonetos nas águas profundas dos oceanos. E os vermes Siboglinidae nos mostrarão onde buscar", diz Malakhov.

(com Agência Sputnik).