Revista Encontro

Astronomia

Asteroide passou 'raspando' na Terra nesta segunda-feira

Na madrugada de 30 de janeiro, o 2017BH30 passou a apenas 65 mil km do nosso planeta

Encontro Digital
No domingo, dia 29 de janeiro, astrônomos do observatório Catalina Sky Survey, que fica no estado do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram de forma inesperada um pequeno asteroide, com até 10 m de diâmetro, o 2017BH30, que passou "raspando" pela Terra nesta segunda-feira, dia 30.

A distância entre o nosso planeta e o corpo celeste foi de apenas de 65 mil km, o que é seis vezes menor do que a distância entre a Terra e a Lua.
Nessa altitude costumam orbitar alguns satélites. A informação sobre o incidente foi divulgada pelo Centro de Pequenos Planetas, da União Astronômica Internacional (International Astronomical Union).

"O asteroide aproximou-se da Terra às 3h do horário Brasília e, provavelmente, os astrônomos amadores podem ter tirado fotos dele. Este corpo celeste é visivelmente menor do que meteorito de Chelyabinsk e se queimaria completamente na atmosfera, caso tivesse caído na Terra", diz o astrônomo Phil Plait, entusiasta da astronomia e responsável pelo site Bad Astronomy.

Os cientistas estimam que o 2017BH30 é um dos asteroides que não apresenta ameaça à Terra. Portanto, mesmo que colidisse com nosso planeta, não causaria nenhum dano.

(com Agência Sputnik).