Revista Encontro

Internacional

Conheça o maior diamante já descoberto nos últimos 100 anos

O Lesedi la Rona, encontrado em Botsuana, em 2015, possui mais de 1,1 mil quilates

João Paulo Martins
Imagine um diamante bruto, extremamente puro, do tamanho de uma boa de tênis.
Essa é a dimensão aproximada do Lesedi la Rona, descoberto numa mina de diamantes em Botsuana, em novembro de 2015. Seu peso é de incríveis 1,1 mil quilates e acredita-se que tenha se formado há mais de 2,5 bilhões de anos. Curiosamente, seu nome significa "nossa luz" em tsuana, idioma falado no país africano.

O diamante Lesedi la Rona foi minerado pela empresa canadense Lucara Diamond Corp, que o colocou à venda na tradicional casa de leilões Sotheby's, em Londres, Inglaterra. Ele chegou a ser leiloado em junho de 2016, mas como o lance máximo foi de 45 milhões de libras (R$ 180 milhões), bem abaixo dos 52 milhões de libras (R$ 209 milhões) estipulado pela mineradora, a venda foi cancelada.

Além de ter uma pureza extraordinária, classificado como IIA, ou seja, faz parte do seleto grupo de 2% das gemas que alcançam esse teor, o diamante Lesedi la Rona é o maior já encontrado nos últimos 100 anos. Ele só perde, em tamanho, para o Cullinan, que tinha de 3,1 mil quilates e foi encontrado na África do Sul, em 1905. A "gigantesca" pedra foi dada de presente para o rei Edward VII, da Inglaterra. Posteriormente, o diamante sulafricano foi cortado em nove gemas menores, que, atualmente, fazem parte das joias da coroa inglesa..