Entre as razões para comprar um produto pirata, o levantamento revela que o preço ainda é o principal motivo para se recorrer aos itens pirateados, segundo 96% dos consumidores.
Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio/RJ, dos 32% de brasileiros que compraram algum produto pirata em 2016, 35% informaram já ter se arrependido com a compra. Entre os motivos apresentados por este grupo, 92% apontaram a baixa qualidade do produto e 16%, a falta de garantia.
Não há diferenças regionais significativas no consumo de produtos piratas. A região norte apontou índice de 38%, seguida por centro-oeste (37%), sul e sudeste, ambas com 32%, e nordeste, com 28%.
Produtos mais pirateados
Apesar de historicamente a parcela de brasileiros que adquire produtos piratas estar em queda, DVDs e CDs continuam liderando o ranking de itens pirateados mais consumidos, com 62% e 56%, respectivamente.
Importante frisar que a aquisição de CDs piratas registrou queda de 25%, em comparação com o ano de 2011. É o menor percentual para o item desde o início da série histórica. Entre outros itens piratas consumidos estão: roupas (14%); calçados e bolsas (10%); e brinquedos (10%).
A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, no período de 30 de julho a 9 de agosto de 2016, com amostra de 1,2 mil entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 65 municípios brasileiros..