Revista Encontro

Bem-estar

Você sabe com que frequência deve ir ao médico?

Especialista fala sobre a necessidade de se cuidar da saúde, mesmo que não se esteja doente

Da redação com assessorias
Você é daquelas pessoas que só aparecem no consultório médico quando já está doente? Pois é, essa prática nada saudável pode ser perigosa, especialmente quando há a necessidade de se diagnosticar precocemente alguma doença.
Segundo o médico Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, a grande maioria da população não tem o costume de cuidar da saúde. "As pessoas têm o hábito de se automedicar ou procurar uma solução rápida para o problema com familiares, vizinhos e até no Google. O que acontece, é que isso pode acarretar um problema sério posteriormente", comenta o especialista.

Ainda segundo o médico, check ups são muito importantes, mas poucos são os que mantêm este hábito. Tal acompanhamento é necessário para avaliar como está o funcionamento do corpo do paciente e, em caso de enfermidades, tratá-las. "Algumas doenças são insidiosas e só vêm apresentar sintomas relevantes quando já estão em estágio avançado. O costume de consultar um médico não apenas quando se está doente faz muito bem pra saúde e pra uma boa qualidade de vida", acrescenta Aier Costa.

Mas, afinal de contas, você sabe com que frequência deve ir ao médico? Quantas vezes por ano? A verdade é que cada idade "exige" uma frequência diferente de idas ao médico.

Confira, abaixo, algumas dicas do especialista para diferentes pessoas:

.