Revista Encontro

Bem-estar

É possível ter uma barriga 'tanquinho' em apenas 30 dias, como o ex-atacante Rivaldo?

O ex-atleta publicou seu novo porte físico no Instagram e deixou os fãs curiosos

Vinícius Andrade
Longe dos gramados desde 2015, o atacante Rivaldo não se deixou levar pela "vida desregrada".
Ao contrário de muitos ex-atletas, o pentacampeão brasileiro decidiu encarar uma rotina de dietas e treinos pesados. Sob a orientação da fisiculturista Gabi Dezan, conhecida por realizar trabalhos em famosos como as atrizes da Globo Fernanda Vasconcelos e Nivea Stelmann, o ex-jogador, de 44 anos, conseguiu adquirir um porte físico musculoso – incluindo a famosa barriga "tanquinho" – em apenas 30 dias.

Segundo a coach de Rivaldo, ele ganhou 2,5 kg (passou de 83 para 85,5) de massa magra e reduziu a gordura corporal para 9%. Isso foi possível graças a uma dieta rigorosa e a uma rotina de treinamentos. O craque faz seis refeições por dia e treina seis dias na semana. No cardápio, álcool, açúcar e fritura estão proibidos. As refeições são ricas em arroz, carne, peixe, fruta, ovos, feijão e legumes.

O resultado rápido no corpo foi compartilhado por Rivaldo em seu perfil no Instagram. "Há um mês comecei um plano de dieta e malhação com muito foco e determinação, e aí está o resultado", escreve o ex-titular da Seleção Brasileira.

Cautela

Ganhar uma barriga "tanquinho" em apenas um mês pode parecer uma propaganda bastante promissora, mas o personal trainer Denilson Ferreira Leão alerta que, no caso de Rivaldo, é preciso levar em conta que ele é um ex-atleta de alto rendimento e possui um atributo denominado "memória muscular".

"Os músculos dele estão aptos a responder de forma rápida ao estímulo de hipertrofia e força, por já terem sido treinados anteriormente.
Isso faz com que a resposta ao novo estímulo seja mais rápida do que em uma pessoa que nunca treinou", explica o especialista.

Ainda de acordo com Denilson, é preciso respeitar as características de cada indivíduo. Portanto, o fato de Rivaldo ter resposta rápida e positiva ao treinamento pelo qual foi submetido, não garante que outras pessoas consigam o mesmo resultado.

"A nossa individualidade biológica nos torna únicos, tanto em relação às características físicas quanto à resposta para determinados estímulos. Por isso, existem pessoas com facilidade para emagrecer, outras para engordar ou ainda ganhar massa muscular. São características individuais", completa o personal trainer..