Segundo a Volvo, o local escolhido teve uma razão: além de ser um dos marcos arquitetônicos da cidade, o empreendimento comercial é um dos mais modernos do segmento, sendo projetado de acordo com práticas sustentáveis, incluindo 171 vagas dedicadas a carros elétricos e híbridos.
"Não é sempre que você encontra um dos SUVs mais tecnológicos do mundo plugados a uma estação de células fotovoltaicas ao ar livre. A ação chamou a atenção de muita gente que passava por lá e apresentou o caminho escolhido pela Volvo para o futuro de seus veículos, que é a eletrificação dos motores", afirma Leandro Teixeira, diretor de Marketing, Produto e Relações Públicas da Volvo Cars.
Com o XC90 T8, a fabricante sueca passa a oferecer ao consumidor brasileiro um modelo que une um motor a gasolina de 320 hp de potência a um elétrico com 87 hp. Combinados, atingem 407 hp de potência máxima, tornando esse o veículo mais potente já vendido pela Volvo no país. O propulsor elétrico, quando acionado, move as rodas traseiras alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (400 V – 9,2 Kwh).
Ele é o primeiro automóvel da fabricante sueca projetado para compatibilidade no modo plug-in.
O XC90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 m para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em duas horas e meia considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga..