Revista Encontro

Saúde

Cuidado ao usar lentes de contato sem prescrição

Especialista dá dicas para quem usa esse método de correção visual

Da redação com assessorias
No Brasil, metade da população precisa usar óculos ou lentes para correção da visão, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
Desse total, só dois milhões optam pelas lentes de contato. O problema é que muitas pessoas usam esse método sem prescrição médica.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP), houve um crescimento na demanda pelas lentes de contato, pois elas são vendidas livremente na internet e em óticas, sem necessidade de receituário, o que coloca a saúde ocular do brasileiro em risco. Vale dizer que o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução 1965, que determina que a indicação, adaptação e acompanhamento das lentes de contatos devem ser feitas por médicos.

"Só  quando aparece alguma complicação esta parcela da população consulta um oftalmologista", comenta Queiroz Neto. Uma lente mal adaptada, adverte o médico, pode causar cicatriz e úlcera na córnea, o que pode levar à perda da visão.

O especialista explica que a adaptação à lente inclui análise da curvatura e relevo da córnea, exame de refração, avaliação do filme lacrimal, fundoscopia e teste para saber se haverá aceitação.

No outono, o risco de desconforto ao usar lentes é ainda maior. Isso porque o aumento da poluição no ar desencadeia doenças alérgicas nas vias respiratórias que levam à alergia ocular em 70% dos casos. Em caso de alergia, o oftalmologista recomenda a interrupção no uso do acessório de correção visual.

Erros comuns

Queiroz Neto lembra que o uso de lentes vencidas ou durante o sono, quando a produção lacrimal tem uma redução de 50%, são as causas mais frequentes de úlcera na córnea. Atitudes como essas aumentam o risco de contaminação em 10 vezes, por reduzirem a oxigenação da córnea.
O perigo é ainda maior no calor por conta da evaporação da lágrima e proliferação de bactérias no ar.

Outro erro na manutenção das lentes, conforme o especialista, é enxaguar com soro fisiológico. Neste caso, o soro, por não conter conservante, depois de aberto, vira um campo fértil para a multiplicação de bactérias e fungos. Ao primeiro sinal de desconforto – olhos vermelhos, dor, sensibilidade à luz, visão embaçada e sensação de corpo estranho – o especialista indica interrupção do uso e a consulta imediata com o oftalmologista.

Dicas de prevenção do médico Queiroz Neto:

.