Revista Encontro

Bem-estar

O pseudoestrabismo é normal em crianças até os 4 meses de vida

Neste caso, trata-se de um falso estrabismo causado pela aparência da criança

Da redação com assessorias
Poucas pessoas sabem, mas existe uma condição chamada pseudoestrabismo, em que os olhos aparentam estar desalinhados, mas, na verdade, não estão.
O problema surge na infância devido à aparência facial da criança e tende a melhorar com a idade.

De acordo com a oftalmologista pediátrica Marcela Barreira, o pseudoestrabismo na infância tem relação também com a prega nasal e com as dobras de pele das pálpebras, que acabam cobrindo a esclera (parte branca do olho) na área mais próxima ao nariz, o que dá a sensação de desvio. "Essa condição é chamada de epicanto. Os pais podem ter essa sensação de desalinhamento, especialmente quando a criança olha para os lados", explica a médica.

Até os 4 meses de idade, é normal que os bebês desviem os olhos, já que a visão está em desenvolvimento e, nesse período, eles não possuem a capacidade de focar objetos e pessoas. Porém, a partir dos 5 meses, é esperado que os olhos comecem a desenvolver a capacidade e o desvio desapareça. Quando isso não acontece, o ideal é sempre procurar o oftalmopediatra.

"Precisamos ficar atentos ao desalinhamento visual. O falso estrabismo tende a melhorar com a idade. Mas, o estrabismo não! É preciso realizar um acompanhamento periódico da criança com estrabismo, que, em muitos casos, pode precisar de cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos.
Esse acompanhamento é fundamental para assegurar um bom desenvolvimento da visão", esclarece Marcela Barreira.

A médica faz um alerta importante: "Mesmo sendo normal o desalinhamento visual até os 4 meses e com condições que simulam o estrabismo, toda vez que os pais desconfiarem que possa ter alguma coisa errada é sempre melhor levar no oftalmopediatra capacitado para checar do que deixar passar algumas condições que podem ser tratadas de forma precoce"..