Revista Encontro

Saúde

Tempo frio e seco é um verdadeiro 'convite' para a tosse

Esse reflexo do corpo pode representar várias doenças, de alergia a tuberculose

Da redação com assessorias
Tosse é um reflexo natural do sistema respiratório e decorre de qualquer processo irritativo.
Nesta época do ano, é comum o surgimento dessa reação, em virtude do tempo mais seco e da poluição mais aparente. Como mostra a otorrinolaringologista Maura Neves, da clinica MedPrimus, de São Paulo, a função da tosse é remover agentes irritantes, limpar a via respiratória e defender o organismo de agentes nocivos inalados. Além disso, ela serve de alerta para uma eventual infecção ou alergia.

"A tosse pode ser seca ou produtiva. A diferença entre elas é a presença de muco. Na tosse produtiva há presença de secreção, que pode ser de pequena a grande quantidade, de clara a mais escura e até com laivos de sangue. A cor da secreção é um dos indicativos da causa", explica a médica.

Secreção clara ou transparente está associada a alergias ou gripes e resfriados. Já a secreção amarelada ou esverdeada sugere infecção.
A presença de secreção sanguinolenta está ligada a doenças mais graves, como pneumonia, bronquite, tuberculose e até câncer.

Já a tosse seca, que não tem secreção, segundo a especialista, está associada àquela "coceira" na garganta e causa irritação na região. Com isso, aumenta a vontade de tossir, o que também eleva a irritação da garganta.

Maura Neves explica que a tosse também é dividida segundo a duração. Quando ela é aguda, normalmente, tem curta duração e pode apresentar outros sintomas como obstrução nasal, dor de garganta e rouquidão. Se a tosse persistir, um médico deve ser consultado. O diagnóstico da causa é fundamental para guiar o tratamento correto.

Para amenizar os sintomas da tosse, a médica dá algumas dicas práticas e eficientes:

.