A fábrica recebeu investimento de R$ 2,16 milhões e tem capacidade para produzir até 4 mil m³ de biometano por mês. Hoje, a produção equivale a um quinto da capacidade da fábrica, segundo Paulo Afonso Schmidt, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional.
A produção de biometano será destinada ao abastecimento de veículos. De acordo com Schmidt, a capacidade atual da fábrica é suficiente para 80 a 100 veículos que rodem em média 800 km por mês. Atualmente, 70 veículos da frota de Itaipu são abastecidos com biometano. Serão utilizados para a produção do biometano na fábrica, mensalmente, 10 toneladas de restos de alimentos e resíduos orgânicos e 30 toneladas de poda de grama.
Vantagens
Segundo Luciano Basto, pesquisador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o biometano é, do ponto de vista técnico, similar ao gás natural, podendo substitui-lo em todas as funções, com menor impacto ambiental. "Se a gente substituir a importação de qualquer coisa por um produto nacional melhor para o meio-ambiente e para a saúde humana, já é positivo", comenta o especialista.
Do ponto de vista do consumidor, o biometano tende a ser mais barato do que a gasolina, "o que acarreta uma segunda vantagem significativa", completa o pesqusiador.
O Brasil tem potencial para produzir cerca de 100 milhões de m³ de biometano, por dia, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. "Isso equivale ao que o Brasil importa de diesel e de gasolina", analisa Luciano Basto. Ele afirma que, caso tenhamos fábricas de biometano para uso veicular nos diversos estados do país, "existe biomassa residual suficiente na agricultura, na pecuária confinada, na agroindústria e nos resíduos urbanos líquidos e sólidos para abastecer toda a demanda hoje atendida por importação". Diversos tipos de veículos, como ônibus, caminhões e veículos leves poderiam utilizar o combustível.
Como mostra o pesquisador, a tecnologia já é totalmente dominada no mundo, capitaneada pelo gás de xisto nos Estados Unidos, que estimulou as montadoras a desenvolverem veículos pesados com motor a gás. "Como o biometano é igual ao gás natural, não há problema quanto à sua utilização", completa Basto.
Vale lembrar que o uso desse gás também favorece a natureza, ao retirar da atmosfera muitos poluentes.
(com Agência Brasil).