Revista Encontro

Saúde

Injeção mensal poderá substituir remédio diário para soropositivos

Estudo mostra que portadores do HIV responderam bem ao retroviral injetável

Encontro Digital
Uma injeção mensal de medicamento antirretroviral, em vez de uso diário de comprimido, pode ser suficiente para os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) manterem a infecção sob controle.
É o que indica um estudo divulgado nesta segunda, dia 24 de julho, na 9ª edição da Conferência de Investigação sobre o HIV, em Paris, na França. A informação é da agência espanhola de notícias EFE.

O trabalho, coordenado pelo cientista Joseph Eron, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que os portadores em estado de supressão viral respondem bem às injeções, sejam as administradas a cada quatro semanas ou as tomadas a cada oito. Atualmente, os portadores do vírus da Aids devem tomar um comprimido por dia para que o micro-organismo se torne indetectável e não seja transmitido, ainda que não seja possível eliminá-lo completamente.

"Para alguns soropositivos, um tratamento injetável de longa duração pode ser mais cômodo e menos estigmatizante do que o atual, o que poderia aumentar a taxa de continuidade", diz o artigo do estudo americano, que foi testado em centenas de pessoas.

Segundo dados divulgados em emados de julho pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), 19,5 milhões das 36,7 milhões de pessoas que são portadoras do vírus HIV, no mundo, têm acesso a tratamento adequado.

(com Agência EFE e Agência Brasil).