A cozinha–escola será gerida em conjunto com o Centro Universitário UNA, que ficará responsável pela curadoria gastronômica, aquisição de insumos e formação de profissionais.
Além de ocupar o Mercado Central, a Mineiraria terá como carro-chefe um edifício histórico inteiramente restaurado, no Barro Preto, região centro-sul de Belo Horizonte. "A itinerância é fundamental dentro do conceito pensado para a Mineiraria. Para além da casa, a iniciativa se desdobra em estandes, espaços de aprendizado e uma série de outras ações, expandindo a Mineiraria a outros pontos da capital, ao interior e também para fora do estado. Essa circulação garante inclusive que a enorme diversidade gastronômica de Minas Gerais esteja sempre representada", explica Marco Antônio Castello Branco, diretor-presidente da Codemig, que está investindo R$ 1 milhão no projeto dentro do mercado.
Mineiraria e %2bGastronomia
Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o programa Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual. De acordo com o governo, a intenção é, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.
Nesse contexto, a Escola Mineiraria será uma espécie de vitrine do setor. O estado pretende desenvolver atividades de promoção, divulgação e capacitação em torno da variedade gastronômica das diversas regiões mineiras, além de oferecer eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.
(com Agência Minas).