Revista Encontro

Bem-estar

Você costuma ler os rótulos dos produtos cosméticos?

Especialista fala sobre alguns ingredientes importantes que podem ser encontrados nas embalagens

Da redação com assessorias
Para muitas pessoas, acaba passando batido.
Outros, por sua vez, leem rapidamente. Apesar disso, os rótulos dos cosméticos são essenciais para o consumidor saber o que está adquirindo e garantir uma compra segura e adequada às necessidades do corpo.

Segundo a biomédica Eidi France, técnica da Adcos BH, buscar informação e entender o que está descrito nas embalagens contribui para escolhas mais assertivas. "É importante que o consultor da marca de cosméticos ou o vendedor da loja explique claramente sobre o produto, seus ativos, finalidade, modo de usar, como conservar, mas compreender o rótulo ajuda ainda mais a tomar decisões. É nele que o cliente saberá se o produto é hipoalergênico, oil-free ou não-comedogênico, por exemplo", afirma a profissional.

Além das informações básicas sobre o item, os rótulos são importantes por especificarem os ingredientes presentes na fórmula do cosmético. "Eles vêm escritos na nomenclatura internacional. Pode parecer óbvio, mas nome e endereço da empresa que produz ou importa, serviço de atendimento ao consumidor , número do lote, precauções e advertências são obrigatórios, assim como a data de validade e o modo de uso", , explica Eidi France.

A biomédica esclarece o significado de algumas nomenclaturas usadas por muitos produtos de beleza:

.