A versão do Chevrolet N300 para passageiros, uma minivan produzida na China, obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança.
Já o Fiat Mobi, produzido no Brasil, ganhou uma estrela para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante criança. O Mobi proporcionou proteção marginal ao peito dos adultos no teste de impacto frontal, estrutura estável nesse impacto, sendo fraca a proteção proporcionada ao peito do adulto no impacto lateral. O desempenho estrutural do Mobi no impacto lateral mostrou uma alta penetração igual à do Chevrolet Onix, recentemente analisado.
Por sua vez, o Kia New Rio Sedan, fabricado no México, ganhou duas estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. Esse novo modelo do Rio Sedan oferece um airbag para o motorista como padrão. A estrutura na batida frontal foi considerada estável, mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. O modelo não conta com freios ABS nem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. Este fato surpreende o Latin NCAP, pois é um modelo novo, de um segmento muito concorrido que, em outros mercados, proporciona ESC, mais airbags e maior segurança. A falta de ancoragens Isofix's, de cintos de três pontos em todas as posições de assentos, os problemas quanto à instalação dos SRIs e as instruções de instalação limitadas para estes sistemas explicam as duas estrelas obtidas para a proteção da criança.
Em declaração comentando os resultados divulgados na terça (1º), Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, diz que "é decepcionante que, depois de passados sete anos da Década de Ação para a Segurança Viária da ONU, nenhum país da América Latina ainda conte com regulamentação efetiva obrigatória de ESC e de proteção contra impactos laterais. Os governos latino-americanos estão, ainda hoje, mais de 20 anos atrasados em relação às regulamentações europeias e estadunidenses a respeito da segurança dos veículos. De um lado, parte desses governos estão dispostos a melhorar, de outro, infelizmente, aqueles que assinam as decisões estão influenciados pelo lobby da indústria para adiar ou bloquear as regulações. O Latin NCAP mostrou a capacidade de impulsionar o mercado para obter carros com segurança além das exigências governamentais. Os governos devem ter uma cooperação mais ativa com o Latin NCAP e tornar obrigatórias a regulamentações dos testes de batida, no entanto sem que as estrelas sejam um limitante ou impeditivo para vender os veículos".
Para Ricardo Morales Rubio, presidente da comissão diretora do Latin NCAP, "é inaceitável que em 2017 os modelos mais populares sejam vendidos com padrões tão baixos de segurança, sendo que os fabricantes oferecem boa segurança padrão para todos os consumidores em mercados como os dos EUA por valores bem mais baixos. Os consumidores da América Latina não devem pagar mais por maior segurança, a segurança dos veículos deve ser democratizada em nossa região", concluiu.
Com relação ao resultado obtido pelo compacto Mobi, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) enviou seu posicionamento oficial dizendo que "seus veículos comercializados no Brasil atendem todas as normas técnicas vigentes de segurança.