Revista Encontro

Brasil

Pesquisa mostra que grande maioria dos passageiros estão satisfeitos com os aeroportos brasileiros

De acordo com o estudo, o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, está entre os cinco mais bem avaliados

Encontro Digital
Os números da Pesquisa de Satisfação do Passageiro divulgados na quarta, dia 18 de outubro, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, revelam que 92% dos entrevistados consideram os aeroportos brasileiros "bons" ou "muito bons", com índice médio de satisfação geral de 4,38.
O resultado é o mesmo obtido no trimestre anterior, mas 3,3% maior do que aquele obtido no mesmo período de 2016. No ranking geral, o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado, recebendo nota 4,78, numa escala de um a cinco.

Os dados se referem ao terceiro trimestre de 2017. O terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou em segundo lugar com média de 4,74. Em seguida aparece o aeroporto de Natal (RN), com 4,53. Completam a relação dos cinco terminais mais bem avaliados, os aeroportos de Confins (MG) e Guarulhos (SP), ambos com nota de 4,49.

De acordo com a pesquisa, o único terminal que ficou abaixo da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, que é nota 4, foi o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,95. Apesar da nota, o terminal baiano apresentou melhoria de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2016.

O levantamento distribui os terminais em três categorias, de acordo com o número de passageiros transportados: até 5 milhões de passageiros/ano; de 5 a 15 milhões de passageiros/ano; e acima de 15 milhões de passageiros/ano. Ao todo, foram entrevistadas 13.649 pessoas, sendo 8.743 passageiros de voos domésticos e 4.906 de voos internacionais.

Melhores empresas

No caso das companhias aéreas, a Latam aparece com o melhor resultado no que se refere a "tempo médio de restituição da primeira bagagem", com 9'33".
A Gol, por sua vez, ficou com o melhor tempo na "restituição da última bagagem", com 8'3". A Azul teve os melhores indicadores em "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10'1") e "espera na fila de check-in balcão" (7'28").

Atualmente, a pesquisa avalia a satisfação dos passageiros nos 15 principais terminais do país. Mas, a partir do mês de novembro, os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a integrar a amostra.

"Hoje, o nosso relatório mostra que temos 14 dos 15 aeroportos sendo bem avaliados pelos passageiros. Agora, queremos ampliar esse escopo e ver como anda os demais terminais brasileiros em relação à gestão e a entrega dos serviços aos usuários do transporte aéreo. Precisamos identificar os problemas e atuar nas melhorias", comenta Dario Lopes, secretário nacional de Aviação Civil.

(com Agência Brasil).