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A Black Friday vem aí e o Procon de Belo Horizonte dá dicas para o consumidor

Cuidado para não cair em golpes, especialmente nas lojas virtuais

Encontro Digital
Quando se trata de novembro, logo vem à cabeça a campanha do comércio americano que se popularizou no Brasil: a Black Friday, que promete ofertas "imperdíveis".
Desde 2011, a sexta-feira especial caiu no gosto do brasileiro. O evento começou na internet e, posteriormente, expandiu para as lojas físicas. Mas, será que os produtos ofertados nesse dia estão mesmo com preços menores do que os praticados no decorrer do ano?

Segundo dados da organização da Black Friday no país, em 2016 foram movimentados R$ 1,9 bilhão de vendas, o que representou um aumento de 17%, em comparação com o ano de 2015. Nas lojas virtuais, foram realizados 2,23 milhões de pedidos. Este ano, a expectativa é que sejam 2,2 bilhões negociações.

"Com a queda nos preços de produtos que pesam no orçamento familiar dos brasileiros, como alimentos, o consumo de bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, volta a ser uma prioridade. Na última edição, as categorias mais buscadas foram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, viagens, moda, informática, casa e decoração", explica Ricardo Bove, diretor da Black Friday no Brasil.

Dicas do Procon-BH

O consumidor deve ficar atento às ofertas, às condições de pagamento e ao prazo de entrega dos produtos que pretende adquirir na Black Friday. A diretora do Procon-BH, Mônica Teixeira Coelho, listou algumas dicas que devem ser seguidas antes de qualquer compra:


Este ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro (sexta-feira), última semana do mês. Mas, as ofertas já estão disponíveis nos sites das próprias lojas participantes. A principal recomendação do Procon-BH é pesquisar os produtos e comparar os preços de antes e depois da promoção.

É importante lembrar que, nas compras efetuadas durante a Black Friday, os direitos do consumidor continuam os mesmos, ou seja, o comprador tem o prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias, caso o produto seja durável. Em se tratando de compras efetuadas pela internet, em caso de desistência, a mercadoria poderá ser devolvida no prazo de sete dias após o recebimento do produto.

(com assessoria da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico da PBH).